sábado, 15 de janeiro de 2011

A HISTÓRIA E OS CAMINHOS DA GESTÃO ESCOLAR


Ao se instalar o processo Constituinte na década de 1980, os educadores organizados compreenderam que era importante influenciar o Congresso Nacional para uma ação de melhoria contínua do processo educativo em nosso país. O Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, assume neste sentido um importante papel de incluir na Constituição Nacional de 1988, a Gestão Democrátrica como um princípio de Ensino público, o que posteriormente seria concretizado pela Lei 9394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional –LDB) e no Plano Nacional de Educação em 2001.
Neste contexto, a gestão democrática surge para que os estudantes aprendam mais e se realizem enquanto pessoas e cidadãos conscientes. Para tanto, se faz necessário ampliar os investimentos em educação, sobretudo nesta era de globalização, que trás a educação como o coração da sociedade, caracterizando a sociedade do conhecimento, o que faz surgir então a necessidade de uma escola de qualidade e acima de tudo democrática.
Diante desta tênue linha histórica da Democratização da gestão no Brasil, a Unesco, constata a necessidade de onze a doze anos de escolaridade para se inserir este processo de globalização; neste sentido chega-se a triste conclusão de que  o nosso país está longe de alcançar este patamar, necessitando-se, então, de uma política de Estado permanete com mais recursos e de uma escola com gestão democrática, de qualidade e inclusiva, capaz de fazer do aluno um verdadeiro cidadão.
Nos anos oitenta, três coisas se destacaram nas lutas por uma educação de qualidade: descentralização, democratização e inclusão. O grande desafio torna-se acolher os alunos e fazer com que eles realmente aprendam. Para isso, o processo de gestão democrática precisa está pautado no Projeto Político Pedagógica, para assim ser possível acolher a todos e fazer com que estes sejam portadores de direitos e saberes.
Finalmente, conclui-se que falar de Gestão Democrática é antes de mais nada uma atituide de acolhimento daqueles que sempre foram excluídos. Tendo a visão de que o grande desafio da escola é ter alunos que se destaquem em todas as áreas do conhecimento.

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